Psiquiatria

A Psiquiatria é uma das especialidades da Medicina, esta é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas mentais emocionais e/ou comportamentais, no adulto. Deve procurar ajuda em psiquiatria quando:

• Apresenta dificuldades em dormir;
  • Apresenta alterações de comportamentos e humor;
  • Sente comprometimento no funcionamento pessoal e profissional;
  • Abuso de drogas;
  • Luto patológico entre outras.

Exemplos de doenças mentais na área da Psiquiatria:

• Perturbação de Ansiedade Generalizada;
    • Depressão;
    • Depressão pós-parto;
    • Doença Bipolar;
    • Perturbação obsessiva-compulsiva;
    • Esquizofrenia;
    • Perturbação de pânico, entre outras.

Corpo Clínico

Psiquiatria

PSIQUIATRIA
    Dr.ª Inês Pinto

• Mestrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto;
      • Médica Interna de Psiquiatria e Saúde Mental no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa;

• Formação em Intervenção Familiar e Sistémica pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar;

• Formação em Psicoterapia Interpessoal pela Academia de Psicoterapia Interpessoal;

• Formação em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela Associação Europeia de Psiquiatria;
      • 6º Fórum Mediterrâneo do Maudsley, pelo Instituto de Psiquiatria de King´s College;

• Curso de Modelo Comunitário em Saúde Mental aplicando a Metodologia Reticular, pelo Serviço de Psiquiatria do Complexo Assistencial de Zamora;

• A realizar Curso de Especialização em Prevenção da Doença e Promoção da Saúde da Mulher pela Universidade de Coimbra;

• Autora de vários trabalhos de investigação em congressos médicos nacionais e internacionais.