Pediatria

A Pediatria é a medicina da criança e do adolescente, desde o nascimento até que faz 18 anos.
O seguimento em saúde infantil é muito importante, principalmente nos primeiros anos de vida da criança. Avalia o seu crescimento e desenvolvimento, permite para a identificação precoce de algum problema e atuação atempada e promove um crescimento saudável no seio familiar.
"A infância é a estação das crenças, dos temores e das superstições." Camilo Castelo Branco 
A Primeira Consulta de uma criança, independentemente da idade, é mais morosa e completa. É feita a colheita da história clínica desde antes do nascimento (gravidez da mãe) até à idade atual, questionário sobre antecedentes familiares, sobre o contexto socio-económico em que está inserida, aborda-se também a vacinação, alimentação, sono e hábitos comportamentais.
A criança nunca é vista sozinha como indivíduo, mas sim sempre inserida na sua família. 
Na primeira, como em todas as consultas, é avaliado o seu desenvolvimento psico-motor, o crescimento (peso, altura, perímetro cefálico) e é realizado o exame objetivo.
As Consultas de Seguimento são importantes para avaliar a evolução da criança, se está a crescer e a desenvolver-se dentro do esperado, se há algum sinal de alarme a que os pais ou o médico deve estar mais atentos, permitem identificar possíveis problemas ou questões que preocupem os pais ou avós.
Nas consultas, faz-se também o aconselhamento acerca de alimentação e hábitos de vida saudáveis, higiene do sono, orientação quando doença aguda e prevenção de doenças e estabelece-se um plano em conjunto com a família.
O adolescente também tem lugar na consulta de Pediatria e esta não é menos importante, dado ser altura de vida particular, com grandes mudanças físicas e psicológicas. Sendo uma idade especial, a consulta é também orientada de forma especial.

"Quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos: ternura, pelo que é, e respeito pelo que pode vir a ser." Louis Pasteur

    Corpo Clínico

    Psiquiatria

    PEDIATRIA
    Dr.ª Diana Raimundo

          • Licenciatura em Ciências da Saúde, pela Universidade de Lisboa;
          • Mestrado Integrado em Medicina, pela Faculdade de Medicina de Lisboa;
          • Ano Comum no Hospital Distrital de Santarém;
          • Internato em Pediatria Médica, Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada.