REABILITAÇÃO PSICOMOTORA

A Psicomotricidade é a área que entende e investiga as relações e influências entre o campo psicológico e o campo motor. O desenvolvimento psicomotor é a base de todas as aprendizagens dos primeiros anos de vida.
A intervenção psicomotora dirige-se á criança/jovem após uma avaliação cuidada e pretende utilizar o corpo e a ação da criança e do psicomotricista, de forma a ultrapassar as dificuldades detetadas, normalizando ou melhorando o comportamento da criança.

Salienta-se que a reabilitação psicomotora intervém de forma reeducativa ou terapêutica nos problemas de desenvolvimento, de aprendizagem e/ou do comportamento e, ainda, patologias de desenvolvimento, de aprendizagem e/ou o comportamento e, ainda, patologias de ordem psíquica que comprometem a qualidade de vida do indivíduo. A terapia psicomotora é indicada para todas as problemáticas que afetam os seguintes domínios: motricidade global e fina, planificação, sequencialização e execução do gesto; perceção auditiva, visual e tátil-cinestésica; tónus; orientação espacial e temporal; lateralidade; aquisição da escrita e comunicação verbal e não-verbal.

 

voltar

© 2019 Neuroclinica Rio Maior. Direitos reservados | Edited by Publiweb webdesign