NEUROPSICOLOGIA

A Neuropsicologia avalia a função cerebral a partir do comportamento cognitivo, sensorial, motor, emocional e social do indivíduo (Lezak, 1992). Aplica-se em crianças, jovens, adultos e idosos. A Avaliação Neuropsicológica é o estudo detalhado das funções cognitivas, emocionais e comportamentais, sendo considerada uma avaliação funcional do cérebro. Esta avaliação além de fornecer  importantes informações diagnósticas sobre a criança, jovem ou adulto, apresenta um papel fundamental do ponto de vista preventivo, sendo a identificação precoce das perturbações do desenvolvimento um fator  fundamental para estabelecer e estruturar tratamentos e orientações com foco na prevenção de dificuldades ou perturbações mais complexas em outras etapas da vida.

Entre as principais queixas escolares e até mesmo familiares são frequentes: 1) Problemas de Aprendizagem; 2) Queixas de atenção e agitação; 3) Dificuldade para memorizar conteúdos académicos; 4) Dificuldade em compreender instruções de ordens mais complexas; 5) Dificuldade de Linguagem e escrita; 7) outros 
Dessa forma, a Avaliação Neuropsicológica Infantil caracteriza o modo como ocorre o funcionamento neuropsicológico de cada criança e de que forma este funcionamento interfere nas funções cerebrais e consequentemente sua influência na aprendizagem.
Em termos das queixas na unidade sénior mais frequentes: 1) Perda de memória, 2) Alteração de humor e Alterações de comportamento, 3) Dificuldades cognitivas provocadas por lesão, acidente ou envelhecimento cerebral, 4) outros.       
A neuropsicologia também é responsável pela reabilitação cognitiva, esta destina-se a crianças, bem como a adolescentes e adultos com dificuldades cognitivas provocadas por lesão, acidente ou envelhecimento cerebral, perturbações de desenvolvimento e outras etiologias. A Reabilitação cognitiva é perspectivada num conceito de recuperação, potencialização e maximização das capacidades cognitivas que se encontram diminuídas e tem como obejetivo a integração plena no ambiente escolar, profissional e de vida diária.

 

voltar

© 2019 Neuroclinica Rio Maior. Direitos reservados | Edited by Publiweb webdesign